Cidades

Final de semana com madrugada ainda mais gelada em Niterói e região

Imagem ilustrativa da imagem Final de semana com madrugada ainda mais gelada em Niterói e região
|  Foto: Pedro Conforte
Temperaturas baixas são reflexos de uma intensa massa de ar frio que chegou ao Brasil no último domingo (27). Foto: Arquivo/Pedro Conforte

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que as temperaturas seguem baixas em Niterói, com mínima de até 14 graus, neste fim de semana. A máxima não passa dos 25 graus, tanto no sábado (3) como no domingo (4), aponta o órgão. Na madrugada deste sábado, a expectativa é de 13 graus de mínima.

Ao longo da semana, niteroienses enfrentaram médias baixas para os padrões da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. É que uma intensa massa de ar frio chegou ao Brasil no último domingo (27).

A Defesa Civil de Niterói informa que ao longo deste sábado (3), um sistema de alta pressão manterá o céu com poucas nuvens na cidade e não há previsão de chuva. A umidade relativa do ar poderá apresentar valores próximos de 40% no período da tarde.

No domingo (4), a rápida passagem de uma frente fria pelo oceano deixará o tempo instável em Niterói, com aumento de nebulosidade ao longo do dia e previsão de chuva fraca no período da noite. Os ventos estarão moderados.

No país, as temperaturas foram mais extremas nos dias 29 e 30 (terça e quarta-feira), quando também foram registradas geadas em áreas da Região Sul, além de municípios nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, no sul de Goiás e na Serra da Mantiqueira em Minas Gerais.

Segundo o Inmet, além de geada, também houve registro de neve nos dias 28 e 29 (segunda e terça-feira) nas áreas serranas de divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, na serra do sudeste no Rio Grande do Sul, onde o fenômeno não é muito comum, e no Planalto Sul do Paraná.

Muitas estações meteorológicas da Região Sul registraram no dia 29 as menores temperaturas de 2021. É o caso de Bom Jardim da Serra (SC) com -7,5°C; São Joaquim (SC) com -4,1°C; General Carneiro (PR) com -3,9°C e São José dos Ausentes (RS) com -2,9°C.

Para o final de semana, as temperaturas ainda deverão permanecer baixas em grande parte do centrossul do Brasil. No entanto, especialmente na Região Sul, não são previstas temperaturas negativas em área tão ampla. Apesar disso, ainda persiste a condição favorável à formação de geada moderada nas áreas de maior altitude entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Nas demais áreas dos estados gaúcho e catarinense, exceto o litoral, há previsão de geada fraca, condição que se estende ao centrossul do Paraná e Serra da Mantiqueira (em São Paulo e Minas Gerais). Ainda há possibilidade de geada fraca e isolada no sul do Mato Grosso do Sul e norte do Paraná, se prolongando na divisa com São Paulo.

Entidades que acompanham a população em situação de rua em São Paulo apontam pelo menos uma morte em decorrência do frio na madrugada de quarta-feira (30) na capital. O caso foi registrado na Praça da Sé.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo, aquela foi a noite mais fria do ano, com média da temperatura mínima de 5,7 graus Celcius (ºC). Não fazia tanto frio assim na cidade desde julho de 2019.

Com Agência Brasil

< Diretor de casa para meninas infratoras é exonerado após denúncias de estupros Itaboraí dá 2ª dose da Pfizer para grávidas que tomaram 1ºda AstraZeneca <